quinta-feira, 19 de agosto de 2010

ÉTICA NO TRABALHO

1 Seja honesto em qualquer situação. 
2 Nunca faça algo que você não possa assumir em público. 
3 Seja humilde, tolerante e flexível. Muitas idéias aparentemente absurdas podem ser a solução para um problema. Para descobrir isso, é preciso trabalhar em equipe, ouvindo as pessoas e avaliando a situação sem julgamentos precipitados ou baseados em suposições. 
4 Ser ético significa, muitas vezes, perder dinheiro, status e benefícios.
5 Dê crédito a quem merece. Nem sonhe em aceitar elogios pelo trabalho de outra pessoa. Cedo ou tarde, será reconhecido o autor da idéia e você ficará com fama de mau-caráter. 
6 Pontualidade vale ouro. Se você sempre se atrasar, será considerado indigno de confiança e pode perder boas oportunidades de negócio.
7 Evite criticar os colegas de trabalho ou culpar um subordinado pelas costas. Se tiver de corrigir ou repreender alguém, faça-o em particular, cara a cara. 
8 Respeite a privacidade do vizinho. É proibido mexer na mesa, nos pertences e documentos de trabalho dos colegas e do chefe. Também devolva tudo o que pedir emprestado rapidamente e agradeça a gentileza com um bilhete. 
9 Ofereça apoio aos colegas. Se souber que alguém está passando por dificuldades, espere que ele mencione o assunto e ouça-o com atenção. 
10 Faça o que disse e prometeu. Quebrar promessas é imperdoável. 
11 Aja de acordo com seus princípios e assuma suas decisões, mesmo que isso implique ficar contra a maioria. 
12 O que fazer com os brindes e presentes? Muitas empresas têm normas próprias e estipulam um limite de valor para os brindes. Informe-se discretamente sobre isso e aja conforme a regra. 

(Colaboração: Astânia Albuquerque)

Um comentário:

Anônimo disse...

Adorei essas dicas!
Elas são realmente lições de vida.
Acredito muito naquele ditado que diz "um passo de cada vez". Se pararmos e analizarmos conseguiremos cokocá-las em prática com a maior naturalidade.

Alexsandra Pierre