quinta-feira, 26 de maio de 2011

A ARTE DE NÃO ADOECER

Se não quiser adoecer, fale de seus sentimentos.
Emoções e sentimentos que são escondidos, reprimidos, acabam em doenças como: gastrite, úlcera, dores lombares, dor na coluna. Com o tempo, a repressão dos sentimentos degenera até em câncer. Então vamos desabafar, confidenciar, partilhar nossa intimidade, nossos segredos, nossos pecados. O diálogo, a fala, a palavra, é um poderoso remédio e excelente terapia.   
Tome decisões
A pessoa indecisa permanece na dúvida, na ansiedade, na angústia. A indecisão acumula problemas, preocupações, agressões. A história humana é feita de decisões. Para decidir, é preciso saber renunciar, saber perder vantagem e valores para ganhar outros. As pessoas indecisas são vítimas de doenças nervosas, gástricas e problemas de pele. 
Busque soluções.
Pessoas negativas não enxergam soluções e aumentam os problemas. Preferem a lamentação, a murmuração, o pessimismo. Melhor é acender o fósforo que lamentar a escuridão. Pequena é a abelha, mas produz o que de mais doce existe. Somos o que pensamos. O pensamento negativo gera energia negativa que se transforma em doença. 
Não viva de aparências.
Quem esconde a realidade finge, faz pose, quer sempre dar a impressão que está bem, quer mostrar-se perfeito, bonzinho etc., mas está acumulando toneladas de peso, uma estátua de bronze, mas com pés de barro. Nada pior para a saúde que viver de aparências e fachadas. São pessoas com muito verniz e pouca raiz. Seu destino é a farmácia, o hospital, a dor. 
Aceite-se.
A rejeição de si próprio, a ausência de auto-estima, faz com que sejamos algozes de nós mesmos. Ser eu mesmo é o núcleo de uma vida saudável. Os que não se aceitam são invejosos, ciumentos, imitadores, competitivos, destruidores. Aceitar-se, aceitar ser aceito, aceitar as críticas, é sabedoria, bom senso e terapia. 
Confie.
Quem não confia, não se comunica, não se abre, não se relaciona, não cria liames profundos, não sabe fazer amizades verdadeiras. Sem confiança, não há relacionamento. A desconfiança é falta de fé em si, nos outros e em Deus.   
Não viva sempre triste.
O bom humor, a risada, o lazer, a alegria, recuperam a saúde e trazem vida. 


(Fonte: Dráuzio Varella - Enviado por Cíntia Sousa)

segunda-feira, 23 de maio de 2011

SEMEANDO PELO CAMINHO

A tira em quadrinhos é simbólica. Representa o rastro que deixamos pelo caminho. Se um amigo de infância do personagem principal resolvesse procurá-lo, teria que seguir os sinais que ele deixa por onde passa: não o verde das esmeraldas, mas o verde das árvores frutíferas plantadas, não os barrancos degradados, mas as matas recuperadas.
Imagine o que o amigo sentiria ao encontrá-lo depois de tantas notícias positivas que ouviu pelo caminho. A emoção vale mais do que as riquezas materiais. A emoção positiva é boa para ser curtida e, diretamente, colabora para a saúde física e mental.
O simbolismo da tira em quadrinhos representa o que podemos deixar de bom pelo nosso trajeto: as amizades, o exemplo que somos, as pessoas que orientamos, o conhecimento e sabedoria que formamos. Essas coisas são realizadas sem pressa, ao longo da vida, passo a passo bem observado e coordenado. Para começar, assuma a responsabilidade de cuidar bem do que encontrar no seu percurso, ou seja, assuma o fortalecimento de sua autodisciplina.
Então, vá em frente, procurando usar adequadamente cada recurso, evitando desperdícios. Ordene as ideias, os passos, as ações, evitando retrabalhos. Dedique-se para deixar o caminho por onde passar mais limpo do que encontrou, evitando não poluir ambientes ou relações humanas. À medida que evoluir, avalie seu comportamento e padronize o que for saudável.
Para sentir como tem sido seu jeito de ser e de agir, pergunte-se: "como serei recebido se voltar pelo mesmo caminho?"
Isto é 5S.