sexta-feira, 22 de novembro de 2013

6 dicas para escrever bem para os seus contatos profissionais


Entrar em contato com uma pessoa que você deseja adicionar na sua rede de contatos pode parecer difícil, mas não é. Confira 6 dicas para se dar bem nesses casos. Você quer entrar em contato com um profissional ou especialista da sua área para aumentar o seu network, mas não sabe como fazer isso? 

A seguir, conheça 6 dicas que podem te ajudar a escrever um bom e-mail para essas pessoas e não "pagar mico":

1 – Entre em contato com a pessoa correta
Escolhendo a pessoa com quem você deve entrar em contato é essencial para atingir o sucesso. Se você que trabalhar em um departamento específico em uma empresa, descubra qual é o líder da equipe e fale diretamente com ele. Essa procura, hoje em dia, é muito mais fácil por meio de redes sociais profissionais, como o LinkedIn. Entretanto, você não deve falar com a pessoa nas redes pessoais dela (Twitter, por exemplo). 

2 – Coloque algo no assunto do e-mail

É essencial que você coloque algo no assunto do email. Seja objetivo e claro em suas intenções. Porém, "procuro por emprego", "você está contratando?" e "preciso falar com você" são péssimos exemplos do que colocar como assunto. Crie uma frase que explique qual é o seu objetivo e que você quer maiores informações sobre a empresa, ou a área. Um bom exemplo é: profissional da área procura por mais informações sobre o seu trabalho. 

3 – Fale com as pessoa correta e use a linguagem apropriada

É importante que você não aja de forma muito informal quando estiver escrevendo o e-mail para um contato profissional. Chame pelo sobrenome e, caso você já tenha encontrado a pessoa, coloque senhor/senhora antes do primeiro nome. Mesmo que você saiba que a empresa é informal, você deve mostrar que conhece a "etiqueta profissional" e sabe agir de forma respeitosa e madura. 

4 – Diga quem você é e quais são os seus objetivos

Explique porque você está entrando em contato com a pessoa dizendo quem você é e quais são os seus objetivos. É essencial que, desde o início do e-mail, a pessoa já saiba por que ela está lendo aquilo. Ser específico, nesse caso, não é prejudicial: é melhor que o contato saiba com quem ele está interagindo desde o começo. Diga objetivamente quais são as suas experiências e porque você escolheu essa pessoa para integrar a sua network. 

5 – Peça conselhos

Nunca peça de primeira um emprego ou estágio na área da pessoa. Primeiramente, espere a pessoa retornar o contato para que você tente interagir mais. Tenha um feedback positivo, troque algumas mensagens com a pessoa e, a partir daí, comece a falar sobre o futuro da sua carreira e oportunidades que podem surgir. Se a pessoa gostar do seu perfil e perceber que você está querendo desenvolver a carreira, ela irá guardar o seu nome para quando houver uma chance. 

6 – Agradeça

Sempre agradeça pela pessoa estar lendo o seu e-mail e interessada em responder. Termine o e-mail com algo como: "Muito obrigada pela atenção" e a pessoa terá uma ótima impressão sua.


Fonte: Universo Brasil