quinta-feira, 12 de agosto de 2010

10 DEDOS NAS MÃOS, 10 SENSOS DE AÇÃO

Senso de Utilização
Saber utilizar é, antes de mais nada, saber arrumar, separando o que é bom daquilo que não serve mais para sua utilização, lembrando sempre que aquilo que não lhe serve pode ser útil para outra pessoa.
Na prática: Olhe ao redor do seu ambiente de trabalho. Existem materiais que você não usa constantemente. Que tal dar um outro destino a eles e deixar ao seu alcance somente aquilo que é extremamente necessário?

Senso de Organização
Organizar é consequência natural de arrumar aquilo que se utiliza, colocando etiquetas, rótulos, palavras-chave etc., tendo o que é necessário, na quantidade certa, na hora e lugar adequados.
Na prática: Objetos de uso constante, deixe pertinho de você. Objetos de uso ocasional, deixe por perto, mas nem tanto. Ao invés de em cima da mesa, coloque dentro do armário. Objetos de uso ocasional, almoxarifado neles! Objetos sem necessidade, coloque à disposição - alguém pode estar precisando deles.

Senso de Limpeza
Não basta varrer tirando o pó e a sujeira. É importante que cada um, após a utilização de algum material deixe-o limpo, nas melhores condições de uso possível. Ter Senso de Limpeza é zelar pela conservação de tudo o que está sob nossa responsabilidade.
Na prática: Ao chegar em seu ambiente de trabalho, limpe sua mesa, equipamentos e materiais de uso regular. Antes de encerrar o expediente, destine dez minutos do seu tempo para manter tudo em ordem para o dia seguinte.

Senso de Saúde e Higiene (Padronização)
Este é um senso que busca, além de cuidar da saúde física e da segurança pessoal e coletiva,  a questão da higiene mental, com a manutenção de um bom clima de trabalho, com conforto, segurança e relações saudáveis entre as pessoas.
Na prática: Siga o que deu certo na realização dos sensos anteriores e faça disto uma rotina.

Senso de Autodisciplina
Este é o momento em que todos já devem executar as tarefas como hábito, sem achar que já está tudo funcionando perfeitamente ou que não há mais nada para evoluir. Criar um ambiente de trabalho disciplinado é a medida mais importante para garantir a qualidade.
Na prática: Não pratique os 10S apenas no ambiente de trabalho. Leve o que aprendeu para seu ambiente familiar. Você verá como sua qualidade de vida vai dar um salto qualitativo.

Senso de Determinação e União
No ambiente da qualidade, fundamental é ter transparência na condução da gestão, para que se tenha um bom trabalho em equipe. Todos devem se engajar no processo, estimulando e motivando as pessoas para as práticas estabelecidas. A palavra-chave é o trabalho em equipe.
Na prática: Dedique um pouco do seu tempo para ajudar um colega de trabalho que esteja precisando de um apoio. Além de ser uma atitude educada e prestativa, é uma via de mão dupla. Lembre-se: uma mão lava a outra!

Senso de Treinamento
Prega a criação de um ambiente do conhecimento e de desenvolvimento de talentos, ações que qualificam o profissional e engrandecem a pessoa, que passa a ter maior empregabilidade.
Na prática: Existem cursos online gratuitos na internet. Aproveite esta oportunidade, dedique um pouco do seu tempo para o seu próprio aperfeiçoamento.

Senso de Economia e Combate aos Desperdícios
Combater os desperdícios ajuda nos resultados da empresa. Deve-se estimular os colaboradores a criarem alternativas de redução de perdas de materiais e serviços, conscientizando-os para as questões ambientais e de se trabalhar com mais qualidade.
Na prática: Que tal economizar em papel toalha para enxugar as mãos? Traga sua própria toalhinha. Além de mais higiênico, enxuga melhor.

Senso dos Princípios Morais e Éticos
A empresa deve definir padrões de conduta para seus empregados, para que cada um saiba avaliar o que pode ou não fazer, procurando ser sempre leal com os clientes e com a própria empresa.
Na prática: Procure se inteirar do Plano de Ações da empresa e dê sua colaboração para melhorar o atingimento das metas. Sugestões para o benefício da coletividade sempre são bem vindas!

Senso de Responsabilidade Social
Não basta apenas desenvolver ações sociais. É importante incentivar e motivar os colaboradores na prática do voluntariado. Além de estar fazendo um bem social, individualmente se terá mais qualidade de vida.
Na prática: Adote uma instituição e procure fazer alguma coisa por ela. Doe brinquedos, roupas,  calçados, agasalhos que não usa mais. É um começo.