sexta-feira, 10 de maio de 2013

DÊ RETORNO



Numa reunião de avaliação de "performances de sucesso" de funcionários, fiquei impressionado ao ver que notas altas foram dadas àquelas pessoas que têm por hábito dar retorno ao que lhes é pedido antes mesmo da tarefa estar completada. Essas pessoas (subordinados, gerentes e diretores) foram muito bem avaliados à medida que conseguiram tirar a ansiedade de seus supervisores ao deixa-los informados do andamento das coisas que estavam fazendo e em que etapa do trabalho se encontravam.

Ficou claro que não estávamos falando de "puxa-sacos" que ficam o tempo todo alardeando o que estão fazendo, mesmo em trabalhos de rotina. Falávamos de pessoas que valorizam a comunicação e que compreendem que a "matéria prima" mais importante de uma chefia é justamente a informação. Não ha nada pior e mais fatal para um chefe do que estar desinformado do andamento das tarefas importantes do seu setor. Verificamos, também, nessa avaliação que uma das coisas mais irritantes para um chefe é estar a todo o momento perguntando a seus subordinados como esta o andamento de tal projeto ou tarefa.

Esse hábito de dar retorno é ainda mais fundamental para secretarias, por exemplo. Atitudes como informar: "Aquele fax para a matriz que o senhor pediu já foi enviado e recebido...", "Estou tentando a ligação para o diretor fulano...", são fundamentais.

Da mesma forma, quando se presta um favor ou se indica alguém para outra pessoa, é fundamental que a pessoa que recebeu esse favor retorne os resultados, seja para agradecer ou mesmo para dizer "Falei com fulano e ele disse...". “Muito obrigado. Aquela pessoa que você me indicou...".

Dar retorno é um habito que precisamos incorporar em nosso dia a dia. Faça isso e você sentira uma grande diferença m seu relacionamento com as outras pessoas e principalmente com seus superiores hierárquicos.

Pense nisso.

Fonte: Prof. Luis Marins