Numa reunião de avaliação de "performances de
sucesso" de funcionários, fiquei impressionado ao ver que notas altas
foram dadas àquelas pessoas que têm por hábito dar retorno ao que lhes é pedido
antes mesmo da tarefa estar completada. Essas pessoas (subordinados, gerentes e
diretores) foram muito bem avaliados à medida que conseguiram tirar a ansiedade
de seus supervisores ao deixa-los informados do andamento das coisas que
estavam fazendo e em que etapa do trabalho se encontravam.
Ficou claro que não estávamos falando de
"puxa-sacos" que ficam o tempo todo alardeando o que estão fazendo,
mesmo em trabalhos de rotina. Falávamos de pessoas que valorizam a comunicação
e que compreendem que a "matéria prima" mais importante de uma chefia
é justamente a informação. Não ha nada pior e mais fatal para um chefe do que
estar desinformado do andamento das tarefas importantes do seu setor.
Verificamos, também, nessa avaliação que uma das coisas mais irritantes para um
chefe é estar a todo o momento perguntando a seus subordinados como esta o andamento
de tal projeto ou tarefa.
Esse hábito de dar retorno é ainda mais fundamental para
secretarias, por exemplo. Atitudes como informar: "Aquele fax para a
matriz que o senhor pediu já foi enviado e recebido...", "Estou tentando
a ligação para o diretor fulano...", são fundamentais.
Da mesma forma, quando se presta um favor ou se indica alguém
para outra pessoa, é fundamental que a pessoa que recebeu esse favor retorne os
resultados, seja para agradecer ou mesmo para dizer "Falei com fulano e
ele disse...". “Muito obrigado. Aquela pessoa que você me
indicou...".
Dar retorno é um habito que precisamos incorporar em nosso
dia a dia. Faça isso e você sentira uma grande diferença m seu relacionamento
com as outras pessoas e principalmente com seus superiores hierárquicos.
Pense nisso.
Fonte: Prof. Luis Marins