quinta-feira, 8 de julho de 2010

10S + VOCÊ = COMPROMISSO COM A QUALIDADE

O Programa 10S chega num ponto crítico de sua implantação. Não que isso seja negativo, muito pelo contrário, pois são com os obstáculos que se aprende a superar limites e atingir os objetivos. A questão é que será preciso um reforço aos 5S iniciais, que serão trabalhados agora conjuntamente com os 5 Sensos restantes. De que forma? Vamos ao calendário:


Teremos uma nova oportunidade de praticar os Sensos, avaliar nosso comportamento na prática, ver o que pode ser melhorado e assumir um compromisso real com os 10S. Daqui pra frente, o engajamento e a responsabilidade será ainda maior, tendo em vista que cada colaborador estará à frente de um Senso, o que significa dizer que a pessoa encarregada do Senso daquela semana irá incentivar, fiscalizar e cobrar a realização correta do Senso, anotando, ao final da semana, todas as melhorias implementadas e fazendo uma relação do que não foi possível fazer, justificando as causas.
Amanhã teremos reunião interna para apresentação da metodologia do próximo Senso e divulgação dos detalhes dessa novidade que vai mexer como todo mundo!

segunda-feira, 5 de julho de 2010

DISCIPLINA É... L I B E R D A D E !

Está no dicionário:
Disciplina: obediência às regras, aos superiores, aos regulamentos; conduta que assegura o bem-estar dos indivíduos ou o bom funcionamento (p. ex. de uma organização); ordem, bom comportamento; comportamento metódico, determinado, constância.
O 5º Senso refere-se à Autodisciplina, que pode ser considerada um tipo específico de treinamento, criando-se novos hábitos de pensamento, ação e linguagem para o auto-aperfeiçoamento e para ajudar a alcançar suas metas.
Apesar da palavra soar como algo que impõe limites, restringe ações ou algo do gênero, a autodisciplina deve ser encarada como um esforço positivo, pois ela incentiva a capacidade criativa das pessoas, valoriza o colaborador, melhora a qualidade de vida, eleva o nível de satisfação e motivação pessoal para com o trabalho, conscientiza a responsabilidade em todas as tarefas e cultiva bons hábitos.
Vamos às reflexões de praxe:
1. Como está a comunicação com nossos pares?
2. Estamos levando a cultura dos 10S para o nosso dia a dia?
3. Você tem dedicado tempo suficiente para a manutenção dos Sensos?
4. Alguma de nossas rotinas de trabalho está interferindo na execução da rotina de nossos colegas?
5. Nossas rotinas de trabalho poderiam ser melhoradas?
Organização, disciplina e comprometimento são fatores essenciais para a manutenção da ordem. Estabelecer na empresa a ordem mantida é educar todos para o cumprimento daquilo que todos já sabem que é o certo.
Aquele discurso "Faça o que eu falo, mas não faça o que eu faço" deve ser logo abandonado, pois não cabe numa empresa esse tipo de comportamento contraditório. A falta de disciplina resulta em desperdício de recursos, insatisfação entre as pessoas e ruídos na comunicação.
Este Senso exige de cada pessoa uma autodisciplina constante, muita determinação para manter as novas situações criadas pelas etapas anteriores e, principalmente, a pontualidade nos compromissos assumidos.