quarta-feira, 28 de julho de 2010

SENSO DE ECONOMIA E COMBATE AOS DESPERDÍCIOS


(Colaboração: Amanda Feitoza)

segunda-feira, 26 de julho de 2010

OS SENSOS DA SEMANA

Esta é uma semana bem atípica. Nesta semana, teremos a tarefa de praticar três Sensos. Por conta de alguns contratempos da semana passada, o Senso de Organização acabou sendo meio que esquecido, o que não deverá se repetir daqui por diante. Portanto, essa semana, faremos a manutenção dos Sensos de Organização (supervisionado pela Cíntia) e de Limpeza (supervisionado pela Astânia). Além disso, teremos a implantação do Senso de Economia e Combate aos Desperdícios.
No Senso de Organização, é importante que tenhamos sempre em mente aquela frase "um lugar para cada coisa, cada coisa em seu lugar".
Devemos cuidar para manter o layout do nosso espaço de trabalho sempre livre para circulação, arrumado, harmonioso.
É importante também sempre identificarmos aquilo que usamos com mais frequência do que não usamos tanto assim. Quanto mais material temos ao nosso redor, ainda que aparentemente eles estejam em seus lugares, cedo ou tarde tudo acaba virando bagunça.
Uma dica: menos é mais!
No Senso de Limpeza, mais importante do que limpar a sujeira é não sujar, evitar e combater as causas da sujeira. Se você tiver um procedimento para praticar este Senso todos os dias, reservando um horário para "dar uma geral", junto com o Senso de Organização, torna-se mais simples fazer a manutenção.
No Senso de Economia e Combate aos Desperdícios, devemos atentar para a forma como interagimos com o ambiente que nos cerca. Tem tudo a ver com o Senso de Limpeza, mas não é apenas não jogar o lixo no chão.
No Sindvendas, temos campanhas permanentes de coleta seletiva, economia de energia e reaproveitamento de materiais (papel). Mais uma vez enfatizo para a importância do engajamento de toda a equipe e conto com a colaboração de todas nas seguintes ações:
1. Ao chegar ao Sindvendas no início do expediente, evite ligar o ar condicionado. Ao invés disso, abra as janelas para que o ar possa circular e fique com elas abertas até pelo menos 9h. Além de economizar energia, temos uma ventilação muito boa por conta do jardim que nos cerca - somos muito privilegiadas com a área verde que temos ao nosso redor.
2. Não jogue papel no lixo. Rasgue e deposite nas caixinhas destinadas a esse fim. O mesmo para o papel de plástico que usamos para beber água, coloque no cesto específico.
3. Use o papel frente e verso. Se possível, evite imprimir. Imprima em último caso, se for mesmo muito necessário.