sexta-feira, 30 de maio de 2014

Quer ser mais produtivo? Pare de ser um profissional multitarefas!

Algumas pessoas acham que para serem mais produtivas devem ser profissionais multitarefas, mas isso está errado. Entenda por que!

A produtividade parece ser uma meta inatingível para a maioria das pessoas, que sentem que quando estão perto de alcança-la devem estabelecer objetivos ainda maiores. Pensando assim, muitos acabam fazendo várias coisas ao mesmo tempo, tornando-se os chamados “profissionais multitarefas”, entretanto, esse é um hábito que acaba ainda mais com a produtividade.

Aprenda a priorizar o que é importante

O primeiro ponto negativo de ser multitarefas é que se perde bastante tempo decidindo por onde devemos começar. Você provavelmente abre várias janelas no seu computador, por exemplo, e se vê obrigado a desempenhar tantas funções que desperdiça valiosos minutos apenas olhando para a tela – tempo que poderia ser usado para começar algum trabalho.

Outro fato importante é que o nosso cérebro não consegue dar atenção a mais de uma coisa de cada vez, mesmo que você acredite que é capaz. Você pode até fazer algumas atividades simultaneamente, mas é muito provável que uma delas tenha a sua qualidade prejudicada.

O que fazer, então? O aconselhável é que você divida suas tarefas de uma forma melhor, mesmo que isso signifique fazer menos atividades por dia. Aprenda a priorizar o que é importante e planejar a sua agenda de acordo com as necessidades do cotidiano.

Portanto, se você quer ser mais produtivo, lembre-se de riscar o velho hábito de querer desempenhar várias funções ao mesmo tempo e colocar em seu lugar a priorização e um planejamento de atividades.

Fonte: Universal Brasil