terça-feira, 19 de julho de 2011

MOTIVAÇÃO PARA A PRÁTICA DO 5S


Por que as pessoas fazem ou deixam de fazer o que precisa ser feito?
- Se sabem fazer, é porque têm motivos. Porque estão motivadas.
A motivação é ter motivo para fazer ou deixar de fazer alguma coisa. Uma coisa pode ser feita por motivos bem diferentes, inclusive não ter nada a ver com a natureza do que se faz.
Alguns motivos externos: pressão do chefe, preocupação com o que outros pensam de você.
Outros, internos: prazer em fazer, prazer em ver a coisa bem feita.
Motivação para 5S
A prática do 5S no trabalho, no estudo ou na vida pessoal é consequência dos motivos externos e/ou internos do praticante.
A cobrança da chefia, dos auditores e das planilhas de verificação periódica são motivos externos. Eles funcionam. Para não serem advertidos, os trabalhadores praticam o 5S, utilizando adequadamente, ordenando e limpando. Até ai tudo bem. Falham quando aos Sensos de Saúde e de Autodisciplina. Estes dois sensos são íntimos, praticados a partir de estimulo e motivos internos.
A liderança do 5S pode até orientar a aplicação destes dois sensos, mas a ação depende do que vem de dentro de cada um.
Como, então, estimular a aplicação destes sensos?
Procure despertar os motivos internos de cada um, em conversa que valorize a realização como pessoa, a autoestima, valores morais, sentimentos. Imagine estes itens como vapor na atmosfera. Quando se aproximam, formam uma nuvem: o sonho pessoal - um forte motivador.
A prática do 5S no trabalho é mais consistente quando o praticante percebe que esta cuidando da base em que vai realizar o seu sonho pessoal.


Fonte: (Wagner Matias de Andrade - Viver 5S)