sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

PRAZER EM ATENDER A MISSÃO

 Geralmente, há um quadro na recepção mostrando qual é a missão da empresa. 
Fica ali, silencioso, para que os auditores da qualidade anotem ponto positivo na pergunta:
- A missão está definida e é publicada? Sim. E ponto final.
Os auditores se vão satisfeitos e a empresa volta-se para a produção, de costas para o quadro na parede.
A missão é cumprida mesmo assim, pois é a razão de existir da empresa. Por exemplo, a missão de uma fábrica de fazer tratores é fazer tratores. Se não os fizer, fecha as portas.
O problema está em que as pessoas cumprem a missão porque são obrigadas e o fazem sem consciência do que estão fazendo. Um operário pode passar o dia resmungando porque é um simples "apertador de parafusos" - ele não tem consciência de que é um "fabricante de tratores". Tratores que vão atuar na produção de alimento e na abertura de estradas.
Tomar consciência da missão da instituição onde se trabalha é um meio de reforçar a auto-estima, além de outros benefícios.
Ao se dedicar para cumprir a missão da empresa, o trabalhador exercita suas competências, tem ideias para melhorar os processos produtivos, realiza-se profissionalmente e promove o crescimento pessoal. Este crescimento pessoal, ele leva para casa para cuidar da vida particular. A dedicação para a realização da empresa gera mais benefícios do que o simples salário no final do mês.
Se o argumento não basta para você prestar atenção na missão da instituição, defina um sonho pessoal que gostaria de realizar. Associe o seu sonho com a missão do trabalho. Procure cumprir bem a missão. Assim, vai se desenvolver para então realizar o seu sonho. E o trabalho se torna mais produtivo e prazeroso.

(Texto: Viver 5S / Imagens P.E.)