A saúde das instituições empresariais e escolares, tanto quanto a saúde do ser vivo, precisa de cuidados permanentes.
Os senso de Utilização, Ordenação e Limpeza se aplicam para resolver questões pontuais, mas não asseguram a manutenção das melhorias. Com estes sensos, eliminamos o excesso de gordura, de bagunça e de desperdício. Mas os problemas podem voltar.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEho41oQDg7cWTPXG0tTbtNaIrJ6BYG9t-pJsLB4nezLckDDMIMLsH0xxbXGaSFL57WuEAjBKJxI627Sw-gEwEufATdy3JyxeiLXIiU5LBKS7bGSO7wrG7QgKYuolO4yIRZtEHtR7h9U48I/s200/D_150_150_02022010214821v9aSzmSe4v2.jpg)
A palavra Saúde, do quarto senso, representa o resultado que se tem quando há permanência dos benefícios dos três primeiros sensos. Praticados os três primeiros sensos, aplicamos o Senso de Saúde para refletir sobre os impactos na vida da instituição e na nossa vida orgânica e definir padrões que assegurem a melhoria conseguida. Com o Senso de Autodisciplina, assumimos a responsabilidade de cuidar do que foi definido.
Perder peso, parar de beber ou de fumar é como praticar os três primeiros sensos. Os dois sensos seguintes evitam a recaída. Às vezes, o retrocesso ocorre porque ficamos eufóricos com o impacto inicial e menosprezamos a continuidade do 5S.
Se vai mudar de vida, fortaleça sua capacidade de assumir a responsabilidade de cuidar do que lhe compete. Isso se faz com o Senso de Autodisciplina.
Exercitar o 5S intensamente fortalece nossos pontos fracos e deve começar com o Senso de Autodisciplina. Isso praticado, o resto se faz sobre base sólida e segura.