sexta-feira, 18 de junho de 2010

O ANTES E O DEPOIS

Em duas semanas de aplicação dos 5S, é perceptível as mudanças do Sindvendas em termos de layout, organização dos materiais e até um pouco de comportamento (apesar de estarmos apenas no começo da "Revolução das Atitudes").
Abaixo, você confere as fotos de como éramos e como estamos ficando.




Na próxima semana, estaremos entrando no 3º Senso, que é o de Limpeza. Nesta etapa, não basta apenas limpar os materiais, tirando o pó ou varrendo a casa. Mais do que limpar, o Seiso refere-se a não sujar, ir buscar a fundo o motivo da sujeira e combatê-la.
Na cultura milenar oriental em que surgiram os 5S, o Seiso estende-se a fazer também uma faxina na alma, descartando todas as nossas falhas e nos dando a oportunidade de eliminar aquilo que não nos agrega valor.
Vale a reflexão e a mudança de postura a partir de agora: você está limpando seu ambiente de trabalho quando inicia o expediente? E antes de sair, está deixando tudo organizado e limpo? Suas coisas estão colocadas nos devidos lugares?
A limpeza no ambiente de trabalho, fisicamente falando, traz maior vida útil aos equipamentos e materiais, previne a poluição, melhora o ambiente como um todo, além do prazer em ter tudo limpo e organizado. Outro ponto importante a ressaltar a esse respeito é a melhoria da imagem para nosso público externo, que certamente sentirá-se igualmente bem em estar num ambiente harmonioso.
Vamos pensar nisso e pôr em prática o Senso de Limpeza aliado aos de Utilização e Organização!

segunda-feira, 14 de junho de 2010

DE SEIRI A SEITON

Entramos no 2º Senso, o da Organização, que implica em arranjar um lugar para cada coisa e colocar cada coisa em seu devido lugar. Mas antes de falarmos um pouco mais sobre esta etapa, vamos recapitular o senso anterior. Vale refletir:
Olhe ao seu redor: você realmente precisa de todas as coisas que estão em sua mesa? Ainda existem coisas que poderiam ser descartadas? Você está guardando objetos ou papéis desnecessários? Algum desses objetos pode voltar para sua gaveta ou armário, ou todos precisam continuar aí onde estão? E em seu computador, todos os arquivos nas pastas são extremamente necessários?
Se alguma resposta foi negativa, é porque o Senso de Utilização não está sendo aplicado corretamente. É importante eliminar tudo o que não agrega valor, dando o destino correto às coisas que não tem utilização para você.
No Senso de Organização, disponha os itens de acordo com a frequência de uso:
* Se são necessários e de uso constantes, coloque no local de trabalho.
* Se são neessários, mas o uso é ocasional, coloque próximo ao local de trabalho.
* Se são necessários, mas raramento você usa, coloque no almoxarifado.
* Se são desnecessários e sem uso, coloque à disposição. Pode ser que tenha alguém precisando.
* Se são desnecessários, mas úteis, transfira para onde forem úteis.
* Se são desnecessários, mas especiais, determine outro local que não o de trabalho para guardá-los.
Agindo assim, a ordem é mantida, o tempo é economizado e todos saem ganhando!