Se você tem alguma dúvida sobre a importância das redes sociais no mercado de trabalho, elas acabarão hoje.
Fernando Ramos, Técnico em Informação e Especialista em Gerenciamento Estratégico em Recursos Humanos fez um mapeamento das redes sociais que ajuda a entender a importância e o perfil de cada uma.
Algumas redes pessoais que trazem entretenimento estão sendo bastante utilizadas e estão ganhando maior espaço dentro do campo profissional, como por exemplo: Facebook, Orkut, Twitter e outros. Porém, o problema de todas as redes é o mesmo, são criadas e não são mantidas (atualizadas), muitos perfis são criados e esquecidos tornando as redes obsoletas.
Reserve um tempo do seu dia, nem que seja algumas horas, para atualizar e interagir com a rede, ela será uma boa estratégia para alavancar sua carreira.
Conheça algumas redes profissionais e suas principais características:
Site: http://www.linkedin.com/
* Serviço gratuito, apenas cobrado para empresas.
Tudo no LinkedIn é relacionado ao mercado de trabalho. Atualmente com mais de 46 milhões de membros em todo o planeta e representantes de 200 países. Bastante utilizado em diversos países por Recrutadores e Hunters que buscam profissionais pelo mundo a fora. Diferentemente de outras redes sociais, você não pode adicionar um contato profissional sem que ele o conheça. É preciso utilizar seus colegas para fazer apresentações e conseguir adicionar o profissional desejado.
Existe também o serviço de recomendações sobre o desempenho dos profissionais. As declarações verdadeiras podem auxiliar na hora de buscar uma nova oportunidade.
- Plaxo
Site: http://www.plaxo.com/
* Serviço gratuito.
O Plaxo é o mais parecido de todos com uma rede social comum. A diferença é que ele também é utilizado pelos usuários para divulgar dados profissionais. Entre as comodidades da rede está a possibilidade de conectá-la com outros serviços online também, como Twitter, Facebook e blogs.
Na área de carreira, é possível fazer ligações com outros profissionais e publicar o currículo. Também há uma ferramenta para compartilhar ofertas de emprego.
- Ecademy
Site: http://www.ecademy.com/
* Serviço gratuito.
Tem o objetivo de integrar profissionais, permitir que seus usuários anunciem serviços e promovam encontros para eventos formando um grupo de contatos específico.
Existem comunidades e clubes, que estão disponíveis para agrupar os profissionais por afinidade e até promover discussões sobre novas técnicas e tendências do mercado. Realiza indicações de Blogs interessantes.
- Via6
Site: http://www.via6.com/
* Serviço gratuito.
O site possui uma rede de conteúdo com comunidades, onde você pode compartilhar artigos, notícias, etc. O interessante nele é que você também poderá disponibilizar seu currículo para as empresas.
- Business Chamber
Site: http://businesschamber.com/
* Serviço gratuito.
Esse site é mais conhecido em outros países, utiliza um sistema parecido que o LinkedIn . Além de indicar autores de livros consagrados em "business".
-Indica
Site: http://www.indica.com.br/
* Serviço gratuito.
O indica é uma iniciativa nacional que também visa ligar profissionais. A principal diferença que uma boa parte do serviço dentro da rede é feita pelos “indicadores”, pessoas responsáveis por apontar os profissionais que as empresas estão procurando.
Alguns “headhunters” ganham comissão pelo serviço que é anunciado nas páginas do site. Os valores variam de acordo com a vaga divulgada.
-Monster
Site: http://www.monsterbrasil.com.br/
* Serviço gratuito.
Bem parecido com o Linkedin, porém mais leve. O Monster disponibiliza uma área em seu site para que os visitantes criem seus cadastros e façam contato com outros profissionais, além de exibição de currículos.
-MeAdiciona
Site: http://www.meadiciona.com.br/
* Serviço gratuito.
Para divulgação dos seus perfis de uma vez, você precisará de um centralizador e colocar tudo isso em um cartão de visitas, o site MeAdiciona é um agregador de links de perfis.
Simples e prático é muito fácil de ser utilizado.
Agora é só aproveitar as dicas, criar seus perfis e fortalecer cada vez mais sua rede de relacionamento.
Autor: Fernando Ramos.
Um comentário:
As mídias sociais se tornaram um verdadeiro fenômeno. Blogs, Orkut, Facebook, Twitter, fóruns, e-groups, instant messengers, wikis e sites de Sharing (YouTube, Flickr) são visitados diariamente por 2/3 da população global. No Brasil, 80% dos usuários da rede usam as mídias sociais, e o tempo gasto nos sites de relacionamento tem crescimento três vezes superior à média da internet.
As pessoas buscam nas mídias sociais um espaço para compartilhar experiências, encontrar pessoas e aumentar suas redes de contato. Surgiram comunidades de diversos assuntos, agrupando usuários por gostos, opiniões e interesses. Não demorou muito para as empresas descobrirem que essas redes poderiam ser uma forma eficiente e rápida para divulgar sua marca e ainda estreitar a relação com os clientes.
Silvania Ribeiro
Postar um comentário