segunda-feira, 23 de maio de 2011

SEMEANDO PELO CAMINHO

A tira em quadrinhos é simbólica. Representa o rastro que deixamos pelo caminho. Se um amigo de infância do personagem principal resolvesse procurá-lo, teria que seguir os sinais que ele deixa por onde passa: não o verde das esmeraldas, mas o verde das árvores frutíferas plantadas, não os barrancos degradados, mas as matas recuperadas.
Imagine o que o amigo sentiria ao encontrá-lo depois de tantas notícias positivas que ouviu pelo caminho. A emoção vale mais do que as riquezas materiais. A emoção positiva é boa para ser curtida e, diretamente, colabora para a saúde física e mental.
O simbolismo da tira em quadrinhos representa o que podemos deixar de bom pelo nosso trajeto: as amizades, o exemplo que somos, as pessoas que orientamos, o conhecimento e sabedoria que formamos. Essas coisas são realizadas sem pressa, ao longo da vida, passo a passo bem observado e coordenado. Para começar, assuma a responsabilidade de cuidar bem do que encontrar no seu percurso, ou seja, assuma o fortalecimento de sua autodisciplina.
Então, vá em frente, procurando usar adequadamente cada recurso, evitando desperdícios. Ordene as ideias, os passos, as ações, evitando retrabalhos. Dedique-se para deixar o caminho por onde passar mais limpo do que encontrou, evitando não poluir ambientes ou relações humanas. À medida que evoluir, avalie seu comportamento e padronize o que for saudável.
Para sentir como tem sido seu jeito de ser e de agir, pergunte-se: "como serei recebido se voltar pelo mesmo caminho?"
Isto é 5S.

Nenhum comentário: