segunda-feira, 2 de maio de 2011

PONTOS DE APOIO

A criação de bases de sustentação é um meio de aumentar nossa segurança, autoestima e bem estar - é disso que a Dona Centopéia está falando.
A criação destas bases, porém, precisa ser feita a partir de conceitos sustentáveis, saudáveis. Às vezes criamos "pernas" a partir do preconceito, sem fundamento. Essas pernas não têm força para nos sustentar. Em tropeços, entortam o futuro. Elas aparecem nas reuniões de trabalho, em família, na escola. É quando alguém grita como se fosse dona da verdade e ignora o conhecimento de outros membros da equipe. Aplique o 5S para dar um jeito nestas pernas.
Senso de Utilização
Observe suas convicções, procurando detectar os fundamentos delas. Vai descobrir algumas crenças sólidas, em que pode se apoiar de olhos fechados. Outras, são simples superstições, ignorância ou perderam o valor depois que o mundo foi inundado por novas tecnologias, mudando o jeito de agir. Descarte o que confirmar que seja inútil, pare de se apoiar nestas pernas trôpegas.
Senso de Ordenação
Organize seus passos em marcha cadenciada, contínua, leva, em direção à realização de suas metas.
Senso de Limpeza
Retire as pedras do caminho ou, quando pesadas, aprenda a contorná-las.
Senso de Saúde
Verifique periodicamente seu comportamento, reforçando os passos na direção saudável.
Senso de Autodisciplina
Assuma a responsabilidade da criação de seus pontos de apoio, caminhe por suas próprias pernas, pernas adequadas para levá-lo por um bom caminho sem entortar a coluna.

Nenhum comentário: